Estamos no PT porque queremos lutar junto com outras pessoas que, como nós, acreditam em mundo diferente, mais justo, em que os seres humanos valham mais do que as coisas, em que a fraternidade substitua o egoísmo.Estamos no PT porque defendemos o respeito às diferenças. Raciais, sexuais, religiosas, de gênero. Porque achamos que a pluralidade é o segredo para o mundo ser mais bonito.
Somos Petistas porque a estrela vermelha significa a organização coletiva dos trabalhadores e das trabalhadoras. Porque representa a luta histórica do povo brasileiro pela unidade latino-americana, pelo socialismo, pela igualdade de direitos, pela distribuição das riquezas.
Somos do PT porque apostamos nos Movimentos Sociais como oxigênio da organização partidária. Porque sabemos que não serão os governos e mandatos a solução dos dilemas dessa sociedade de desigualdades, mas sim a luta social, a disputa das mentes e corações por novos valores.
Sabemos das dificuldades de construir essa nova sociedade. Mas sabemos, principalmente, que apenas coletivamente, com o instrumento que é o PT, poderemos organizar as pessoas e alcançar o novo tempo.
Ser do PT em Curitiba, uma cidade de tradição cultural e política conservadoras, é ainda um desafio mais grandioso. Mas estamos convictos de que em Curitiba existem tantas e muitas pessoas que, como nós, não aceitam a ordem das coisas, das injustiças, da hipocrisia, do individualismo, do lucro acima da vida. Temos certeza de que em Curitiba existem os que se rebelam, os que dançam, os que sonham.
E por isso, apostamos no PT de Curitiba como um instrumento da organização da luta dos sonhadores e das lutadoras desta cidade e da região. Caruaru ocupa um espaço político determinante em nosso Estado. O povo dessa cidade vive dominado por uma cultura política assistencialista, mesquinha muitas vezes.
É do PT a tarefa de politizar a política curitibana. É do PT a tarefa de mobilizar os movimentos sociais da cidade, a juventude, as mulheres, os artistas, os sindicatos, os trabalhadores rurais, os poetas. É do PT o desafio de travar um debate de idéias que valorize a Política acima dos cargos e mandatos, acima do troca-troca de favores que vemos por aqui.
Acontece que, infelizmente, vemos um afastamento do PT dos movimentos e da luta social. Quem se lembra de algum ato, passeata, intervenção feita pelo PT de Curitiba? Qual o setorial do Partido que tem funcionado? Quantos debates, reuniões, formação política temos feito?
É óbvio que isso não é culpa de uma gestão ou de um Presidente. Não estamos aqui para apontar culpados. Estamos aqui para apresentar para que viemos, propor soluções e alternativas para o PT de Curitiba.
Por isso, somos do MAIS! Porque não concordamos com a ordem das coisas no mundo, em Curitiba e no PT. O PT precisa ser sacodido! Esta ordem precisa ser desorganizada e sobre ela ser construído um novo tempo. Queremos fazer desse Processo de Eleições Diretas, no próximo dia 2 de Dezembro, um verdadeiro motim! Um momento em que os quase XXX filiados ao PT de Curitiba dizem não à inércia e à apatia e apostam em uma proposta ousada e renovada de se fazer política, de se fazer o PT.
Mas isso só será possível com a participação de todos, de muita gente. Queremos construir instrumentos criativos de participação, até porque o PT existe para que as pessoas possam participar da política e sabe que só assim as coisas no mundo podem mudar.
Em Curitiba não pode ser diferente. O PT precisa de vida, de fôlego, de alegria. Queremos promover debates, seminários. Queremos um Cine-Clube Petista, um Jornal do PT! Precisamos dar vida a nossa sede, mas, mais do que as paredes físicas, precisamos recuperar o símbolo petista, hoje desanimado e desacreditado em nossa cidade.
Daqui até o dia 2 de Dezembro estaremos organizando um Programa de gestão e convidamos cada petista a fazê-lo junto conosco. Não vamos fazer milagres, nem somos super-heróis. Mas a partir da nossa indignação e de nossos sonhos, com muita força de vontade, conseguiremos organizar um mínimo que se espera de um Partido como o PT em uma cidade como Curitiba: vida, luta e coragem! Não temos dúvidas e todo mundo sabe: O PT Curitiba precisa de Movimento, Ação e Identidade Socialista! Chegou a hora de MAIS PT!
*Texto adaptado da Tese REBULIÇO de Caruaru PE, composta pelo MAIS-PE – Movimento Ação e Identidade Socialista de Pernambuco.